A Secretaria Municipal de Saúde descentralizou serviços e grávidas podem realizar exames, que antes eram feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos, nos postos de seus bairros.
A Coordenadora do CTA, Ozeany Vieira, fala que a mudança é um benefício que as mulheres gestantes conquistaram, já que não precisam mais se deslocarem até o CTA. Atualmente quinze postos estão aptos a fazer os testes rápidos e mais dez devem começar o atendimento nos próximos dias, é o que afirma a coordenadora.
Os exames são os que detectam possíveis Doenças Sexualmente Transmissíveis, como Aids, Sífilis e hepatites B e C. O parceiro da mulher grávida também pode realizar os exames no posto de saúde.
“Hoje a gestante do município de Picos pode estar procurando o seu postinho para estar realizando esses testes rápidos. […] Desde 2014 que o Ministério da Saúde preconizava a descentralização para ficar mais fácil o acesso à gestante, para quando ela for fazer o seu pré-natal, ela já vai estar fazendo de imediato esse exame. Então tudo isso, é para estar ajudando a gestante e o seu parceiro”, explica a coordenadora.
Caso algum exame dê positivo, a paciente é encaminhada para o CTA para fazer um acompanhamento e tratamento médico. Ozeany fala que o centro está aberto a toda população sexualmente ativa e aconselha para que busquem estar fazendo os exames que detectam essas doenças.
“Nós estamos abertos para todos, mas quem for gestante, pode estar vendo com a enfermeira do seu bairro se está fazendo [o exame], porque começamos com 15 postos, vai ter mais dez e futuramente, em todos os outros postos vai ser feito”, conclui.
CONFIRA O ÁUDIO:
OZEANY VIEIRA