A Parada Cultural e da Igualdade LGBT em Picos já tem data confirmada. O evento vai acontecer dia 19 de novembro e tem como atração principal a banda Taty Girl, além de artistas locais. Segundo a coordenadora municipal de Política de Livre Orientação Sexual Jovanna Cardoso, espera-se um público de 12 a 14 mil pessoas.
A 11ª edição da parada é realizada em conjunto com a Jornada Nordestina de Cidadania Plena LGBT e Prevenção das IST/Aids e Hepatites. A programação da jornada começa dia 17 e vai até 18 de novembro, dia que antecede a Parada Cultural e da Igualdade LGBT.
Durante a semana da diversidade são discutidas temáticas voltadas para prevenção de doenças, políticas públicas e ações sociais voltadas para a causa, finalizando com shows musicais e apresentações.
“Essa jornada acontece desde da primeira parada, onde conseguimos reunir todos os estados da região Nordeste e mais alguns estados de outras regiões, então a parada de Picos hoje é um dos eventos que consegue reunir entre treze e quinze estados anualmente”, destaca Jovanna Cardoso.
A coordenadora ressalta que cerca de 60% dos participantes são heterossexuais, pessoas que apoiam a causa e querem se divertir. Além das bandas musicais, o evento vai contar com a participação de drag queens que farão performances para o público.
Apoio do empresariado local
Apesar dos benefícios para o comércio no período, segundo Jovanna Cardoso, ainda é tímido o patrocínio do empresariado local para a realização do evento. Ela defende que a Parada Cultural e da Igualdade LGBT gera emprego e faz crescer a circulação de pessoas nos restaurantes, bares e hotéis, fomentando a economia do município.