A Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, sediará na próxima semana o Primeiro Simpósio de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciências Biológicas do campus de Picos. O evento acontecerá de 25 a 27 e contará com a adesão de todos os professores do curso que apresentarão à comunidade acadêmica suas linhas de pesquisa.

De acordo com a professora Dra. e organizadora do simpósio  Mariluce Fonseca, o objetivo do evento é divulgar a pesquisa para que os acadêmicos tenham conhecimento do que a instituição oferece durante seu período de formação.

Mariluce Gonçalves Fonseca – Foto: Fabricio Sousa

“Temos como objetivo principal divulgar a pesquisa para os acadêmicos do curso de ciências biológicas e áreas afins para que possam saber o que a universidade oferece para eles. Serão apresentadas palestras e também apresentação oral de pesquisas realizadas aqui e nas áreas animal e vegetal da linha de pesquisa dos docentes do campus”, explica Fonseca.

Durante os três dias de Simpósio, no período da manhã, serão apresentadas as linhas de pesquisa pelos docentes do curso de Ciências Biológicas, e à tarde as pesquisas desenvolvidas pelos alunos sob orientação destes pesquisadores.

Docentes do curso de Ciências Biológicas confirmados no Simpósio – Imagem: Reprodução

“Temos vários laboratórios de pesquisa em biologia molecular, em genética, em botânica, em zoologia, tudo isso na área animal e vegetal, podendo desenvolver pesquisas em parceria com outros docentes do campus, então tem tanto a pesquisa básica quanto a pesquisa aplicada com a epidemiológica, com vetores, com doenças, com patógenos, e também com a parte humana trabalhando a atividade antitumoral, testando substâncias que tenham efeito antitumoral sobre o câncer”, explicou a docente.

As inscrições seguem até o dia do evento no pátio da instituição, ao custo de R$ 10.

ENTREVISTA: Mariluce Fonseca