Nesta segunda-feira, 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação e Dia Nacional da Soberania Alimentar, celebrado em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. A data corresponde também à fundação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Em Picos, o Dia Mundial da Alimentação foi marcado por uma manifestação promovida pela juventude do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que interditou a rodovia BR-316 na altura do entroncamento com a BR-407 por cerca de meia hora. O grupo ainda ocupou o prédio da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). A atividade fez parte da programação do I Festival da Juventude Camponesa do MPA, realizado neste final de semana. Piauí qur contou com a participação de mais de 150 de jovens do estado.

Para Maria Cazé, a data é também um dia mundial de luta por soberania alimentar e luta contra as transnacionais, além de ser também o momento de inserir a sociedade dentro das discussões envolvendo a produção de alimentos no país.

ENTREVISTA: Maria Cazé – MPA