Todos os pretensos candidatos a deputado estadual representando a cidade estão se movimentando no sentido de se fortalecerem para conquistar ou manter suas cadeiras na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na eleição do próximo ano. O prefeito Dr. Pablo Santos (MDB) terá como candidata sua esposa, Anyara Aires, que buscará reconquistar o assento que, por décadas, a família Moura Santos deteve no parlamento estadual.
Vem forte
O presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio (MDB), também terá uma candidatura robusta. O parlamentar é apontado por analistas como o possível campeão de votos no pleito vindouro. Em Picos, a previsão nos bastidores políticos é de que ele dispute voto a voto o primeiro lugar com a primeira-dama.
Presente
O deputado Thales Coelho (sem partido) também tende a melhorar seu desempenho no município. Atualmente à frente da Secretaria Municipal de Saúde, ele tem mantido uma agenda mais próxima da população, o que pode representar um ponto positivo na conquista de votos.
Se reforçou
O deputado Nerinho (PT) viu seu grupo político obter um excelente desempenho na eleição do ano passado. Ainda assim, ele vem se reforçando com a adesão de importantes lideranças. Os "neristas" acreditam que o petista aumentará sua votação.
Correndo por fora
Correndo por fora, o ex-prefeito de Bocaina, Erivelton Barros (Progressistas), também não está parado. Ele começou a se movimentar e, segundo pessoas próximas, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) quer turbinar sua campanha, levando o apoio do ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano, para Barros.
Canto do pardal
Um "pardalzinho" que se abriga nas árvores ao lado do Palácio Coelho Rodrigues (sede do Poder Municipal) cantou que o prefeito Dr. Pablo Santos (MDB) provavelmente anunciará, nos próximos dias, a adesão de mais um vereador à sua base aliada. Caso as especulações se confirmem, restará apenas um vereador na oposição à gestão do emedebista. Como o grupo do ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas) foi praticamente dizimado, não haverá nem para quem o solitário oposicionista carregar "fuxico".
Adormecidos
Faltando pouco mais de um ano para a eleição presidencial, o movimento da direita picoense, pelo visto, aguarda a definição do nome que disputará o Palácio do Planalto para começar a se mobilizar. No pleito passado, um grupo aguerrido, liderado pelo empresário Junior Nobre — que disputou uma vaga na Câmara Federal — realizou diversas atividades e deu voz às bandeiras conservadoras na “Capital do Mel”.
Indisposto
O empresário Junior Nobre tem dado sinais de que não participará da próxima eleição disputando cargo eletivo. Ele possui laços fortes de amizade com os deputados Júlio César e Georgiano Neto. Segundo uma fonte próxima a Nobre, ambos os deputados desejam contar com seu apoio no município picoense.
Desbancou
O professor João Antônio foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado do Piauí – Regional de Picos. Conhecido como “Joãozinho”, ele desbancou o grupo da atual presidente, professora Gisele Dantas, que há 18 anos comandava a entidade.
Segue o líder
Atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (SINDSERM), João Antonio venceu a professora Maria Waldete, apoiada pela atual mandatária. Ele já é apontado como uma das maiores lideranças sindicais do centro-sul piauiense. Segundo suas palavras, “o palanque foi desmontado” e a nova diretoria trabalhará incansavelmente em defesa da categoria.
Foi provocado
No embalo da vitória, um admirador de João Antonio sugeriu que ele se filie a outro sindicato do município e dispute a presidência da entidade nas próximas eleições. Segundo o entusiasta, quem sabe assim ele consiga "destronar" o atual presidente, que há cerca de duas décadas comanda a corporação.
Atuante
O secretário de Obras, Habitação e Urbanismo de Picos, Marlon Bezerra, tem se destacado pela disposição e comprometimento com o cargo. Diferente de outros gestores municipais, ele e sua equipe são vistos nas ruas inclusive aos domingos e feriados. Além de aplicado, Marlon conta com o pragmatismo do vereador Chaguinha (PSB), responsável por sua indicação.
Tem disputa
Em São Luís do Piauí, o Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT) contará com disputa, diferente da maioria dos municípios. Duas chapas foram registradas: a da situação, liderada por Nilo Araújo, e a da oposição, encabeçada pelo ex-vereador Pedro Geraldo, que tem o apoio do empresário Josafá Marques — candidato a prefeito pela sigla nas últimas duas eleições municipais.
Pulou para o barco do poder
Se existe uma coisa que a grande maioria dos políticos não aguenta é sol quente na moleira. Com pouco mais de seis meses para a eleição, o que se vê nos municípios da região são vereadores que se elegeram pelo grupo de oposição aderindo ao governo municipal. A adesão mais recente aconteceu no município de Monsenhor Hipólito. Júlio Arrais, conhecido popularmente como Júlio do Caju — que foi o vereador mais votado, com 755 votos — pulou para o grupo político liderado pelo prefeito Djalma Policarpo.