
Moradores de diversos bairros de Picos enfrentaram nos últimos dias um severo desabastecimento de água. Segundo o líder comunitário do bairro Morada do Sol, Fábio Charles, a interrupção no fornecimento foi causada por um ato de vandalismo que comprometeu o sistema de captação do reservatório principal da região.
“O que a empresa [Aegea] nos informou é que uma pessoa que conhecia o funcionamento do sistema foi até lá e trancou as entradas de água dos quatro poços que abastecem o reservatório”, explicou Fábio. “Além disso, o bloqueio causou a queima de algumas bombas, o que agravou a situação”.
Com o colapso do abastecimento, ruas em áreas mais elevadas, como a Jerusalém e parte do bairro São José, ainda enfrentam dificuldades no fornecimento. Apesar disso, segundo Fábio Charles, a empresa responsável tem se mostrado empenhada.
“Eles estão trabalhando todos os dias, inclusive feriados, fazendo higienização, trocando tubulação, testando bomba e vazão. Estou percebendo uma grande vontade de resolver”, afirmou. Ele destacou ainda que um novo reservatório — a chamada Caixa Elevada — deve entrar em operação nos próximos dias, abastecendo exclusivamente o bairro Morada do Sol e parte do São José.
Sobre os antigos débitos da antiga concessionária, Agespisa, Fábio esclareceu: “A nova empresa deixou claro que não vai fazer cortes por contas antigas. Quem está com a água cortada pode procurar atendimento para reativar, sem cobrança retroativa”.
Ao final, o líder comunitário reforçou o compromisso de continuar cobrando providências e pediu o apoio da população. “Sozinho eu não consigo. Se não houver solução, vamos buscar o Ministério Público. Mas, por enquanto, vamos esperar e apostar na boa vontade da empresa, que tem demonstrado disposição em resolver”, concluiu.
CONFIRA A ENTREVISTA COM FÁBIO CHARLES




