Na manhã desta sexta-feira (13), o Hemocentro Regional de Picos promoveu o “Dia D do Doador de Sangue”, uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste sábado, 14 de junho.
O evento teve como objetivo incentivar as doações e proporcionar um momento de confraternização entre doadores. A coordenadora do Hemopi de Picos, Maria Santana, falou sobre o foco da ação.
“É um dia voltado para as nossas ações com as instituições parceiras e com alguns municípios da região. A gente foca em aumentar o número de doadores e também em confraternizar com essas pessoas, que nos ajudam durante o ano.”
Maria Santana também destacou que a iniciativa recebeu uma adesão satisfatória e informou que além dos doadores voluntários de Picos, o Hemopi espera receber caravanas com doadores de outras cidades durante este mês.
“Além das pessoas aqui de Picos, estamos recebendo caravanas de alguns municípios da região, como São João da Varjota, Francisco Santos e Santana do Piauí. Além destes, durante o mês de junho, nós estamos com programação para receber pessoas de outros municípios, como Jaicós, Geminiano e Colônia do Piauí.”
O mês de junho é marcado pela campanha nacional “Junho Vermelho”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, além de reforçar os estoques de bolsas. Em Picos, várias entidades são parceiras da campanha, entre elas: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Picos), a Faculdade R.Sá, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Universidade Federal do Piauí, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos, Tenente Coronel Felipe Oliveira, ressalta o engajamento da PM na campanha.
“A Polícia Militar está engajada nesta campanha, dando apoio ao Hemopi para destacar a importância deste gesto humanitário de doação de sangue.”
O Chefe de Policiamento da PRF, Eduardo Sinimbu, também explicou como a entidade vem contribuindo com a campanha.
"A PRF, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado, o Hemopi, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a OAB, está desenvolvendo ações voltadas para a coleta e o cadastramento de novos doadores de sangue, para que venha a calhar com essa ação social. [...] O objetivo de todos esses órgãos é salvar vidas.”
A PRF, juntamente com os parceiros citados, prepara um "Aulão Solidário" sobre questões jurídicas e para estimular o engajamento dos participantes em causas coletivas, como a doação de sangue. O evento acontece no próximo dia 22 de junho no Clube da OAB, em Picos, a partir das 8h. Os interressados devem se inscrever antecipadamente através das redes sociais do Hemopi.
Confira as entrevistas completas:
Maria Santana
Coronel Felipe
Eduardo Sinimbu