Durante a Operação Divisa Integrada I, realizada na manhã do sábado (07), forças de segurança localizaram uma grande plantação de maconha na zona rural do município de Dormentes, em Pernambuco. Estimada em cerca de cinco toneladas, a droga foi descoberta em uma área de difícil acesso. A ação envolveu policiais dos dois estados, com apoio da Polícia Rodoviária Federal.
No Piauí, 132 agentes das forças de segurança participaram da ação, entre Polícia Civil, Polícia Militar, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal e Diretoria de Operações de Trânsito (DOT). Em Pernambuco, participam 221 servidores das polícias Civil, Militar, Científica, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e equipes de inteligência.
Deflagrada na madrugada da sexta-feira (06), a Operação Divisa Integrada I é uma ação conjunta e inédita entre os dois estados para reforçar o combate à criminalidade nas regiões de divisa. A força-tarefa atua simultaneamente em nove municípios, seis no Piauí (Marcolândia, Queimada Nova, Paulistana, Betânia, Curral Novo e Jaicós). Em Pernambuco, a ação aconteceu nas cidades de Araripina, Dormentes e Ipubi, com foco no tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubos, mandados de prisão e apreensão de foragidos da Justiça.
A Operação Divisa Integrada I segue em andamento, com novas ações previstas nos próximos dias. O comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar do Piauí, coronel James, destacou a importância da atuação coordenada. “As operações integradas envolvendo estados mostram que, com união, é possível alcançar resultados concretos. Tiramos de circulação uma droga que iria para o consumo e reforçamos a percepção de segurança da população dessa região”, finalizou.