O teste do sistema de alerta sonoro da Defesa Civil do Estado do Piauí, que estava previsto para acontecer neste sábado, foi adiado para o dia 14 de junho. A medida visa garantir o ajuste da tecnologia que será utilizada para informar a população sobre riscos, perigos e desastres.
Segundo o Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o novo sistema representa um avanço na comunicação de emergências, permitindo alertas diretos para a população via telefonia móvel. "Muita gente está na expectativa para essa tecnologia, que vai utilizar celulares para bem informar nossa população sobre ameaças e desastres," destacou Costa.
O sistema foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Governo Federal, o Ministério das Comunicações, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e a Defesa Civil do Estado do Piauí. Inicialmente, Picos foi escolhido como município modelo para o primeiro teste da tecnologia.
Costa reforça a importância do envolvimento da população e a necessidade de registrar a nova data na agenda. "Anota aí, dia 14 de junho, às 15h35, todos os celulares em Picos vão tocar. Será um som semelhante ao de uma sirene, acompanhado de uma mensagem informando que se trata de um teste da Defesa Civil do Estado do Piauí," explicou.
A ferramenta será ativada apenas em situações extremas, quando houver informações suficientes para indicar um risco grave à população. "É um avanço importante para garantir segurança aos picoenses. A Defesa Civil do Piauí está se modernizando, ouvindo a população e buscando formas mais eficazes de alerta," concluiu.
CONFIRA A ENTREVISTA COM WERTON COSTA