A grande interrogação que circula no meio político é se a pré-candidatura do ex-prefeito de Bocaina, Erivelton Barros (Progressistas), a uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) ganhará força ou não. Muitos acreditam que o ex-gestor pode ser a principal aposta do senador Ciro Nogueira na região de Picos. Apesar de não fazer grandes alardes, é visível a movimentação do ex-prefeito em busca de viabilizar sua candidatura.
Tem perfil
Pessoas próximas a ele garantem que Erivelton Barros tem um perfil aguerrido e, caso decida colocar seu bloco na rua, não será uma mera aventura. Além de contar com inúmeras lideranças ligadas à sua família em Picos e outros municípios da região, ele ainda poderá receber o apoio do eleitorado da direita conservadora, que evita candidatos alinhados ao grupo que veste vermelho e branco.
Reafirmou
Em entrevista a uma emissora de TV da capital, o deputado estadual Aldo Gil (Progressistas) reafirmou que não tentará a reeleição e que liberou suas bases eleitorais no interior do estado. O parlamentar assegurou que não direcionou nenhum de seus aliados para apoiar outro deputado.
Não é bem assim
Em relação à sua base eleitoral em Picos, o deputado afirmou que pretende mantê-la e até ampliá-la. Aldo Gil garantiu que não orientou nenhum seguidor a apoiar candidatos a deputado federal ou estadual e que a decisão sobre o rumo a ser seguido cabe ao ex-prefeito Gil Paraibano.
Chance zero
Aldo Gil negou com veemência os comentários que circulam sobre ele ter distribuído suas lideranças políticas, inclusive com o prefeito Dr. Pablo Santos (MDB). Ele assegurou que continuará fazendo oposição tanto ao emedebista quanto ao governador Rafael Fonteles. Segundo o parlamentar, a única possibilidade de apoiar o prefeito seria se Dr. Pablo se declarasse de direita, rompesse com o governador e votasse no senador Ciro Nogueira para o Senado.
Bateram asas
Independentemente de ter dado aval ou não, o fato é que os seguidores do deputado Aldo Gil "bateram asas", e quase todos já estão alinhados com integrantes do grupo governista, tanto na esfera municipal quanto estadual. Segundo um comerciante da cidade, boa parte deles até já recebeu uma porção de açúcar para adoçar a garapa nas caminhadas da caça ao voto para a eleição do próximo ano.
Não gostou
Diante da repercussão da desistência de Aldo Gil, o ex-prefeito Gil Paraibano tem demonstrado tranquilidade. No entanto, apesar da serenidade, há sinais de que ele não gostou nada de não ter sido comunicado por lideranças que estariam buscando outro caminho político.
Imbatível
Circula uma notícia no meio político de que, se existisse um Oscar dos trapaceiros, um prefeito de um município da região de Picos ganharia disparado o prêmio. Segundo um leitor da coluna, que possui profundo conhecimento da política macrorregional, se o critério fosse a arte de trapacear, ninguém conseguiria tirar das mãos dele a estatueta. Conforme essa mesma fonte, o gestor havia se comprometido a apoiar um deputado, mas por pouco não aceitou uma proposta para mudar seu apoio.
Apareceram
Após algum tempo, o deputado Nerinho e a vice-prefeita Xandu Neri passaram a integrar a agenda da gestão do prefeito Pablo Santos. Ambos participaram do Picos Cidade Junina. Resta saber se provaram da canjica e pularam a fogueira com o emedebista.
Acerto
E por falar em Picos Cidade Junina, por toda a cidade os elogios ao prefeito Dr. Pablo Santos são constantes. Dizem que até mesmo alguns dos seus críticos mais ferrenhos já reconhecem a importância do evento para o município. Foi um tiro certeiro do emedebista.
Meio divididos
Na eleição do próximo ano, ao que tudo indica, o empresário Josely de Lima Oliveira, conhecido como Zomim, não estará totalmente alinhado politicamente com o vereador Irmão Zé Luís (MDB). Para a Câmara Federal, o vereador — apelidado de abençoado — apoiará o deputado Jadyel Alencar (Republicanos), enquanto Zomim pedirá votos para Castro Neto.