
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou, nesta sexta-feira (30), o Projeto Biometria, com o objetivo de cadastrar biometricamente 100% dos eleitores do estado. Em todo o Piauí, a Corte Eleitoral irá contatar, por meio de mensagens via aplicativos e outras formas de comunicação, cerca de 134 mil eleitores que ainda não realizaram o cadastramento biométrico.
Esses eleitores receberão uma mensagem automática da Justiça Eleitoral, enviada para o número de WhatsApp cadastrado no momento do alistamento, solicitando o comparecimento ao cartório eleitoral para tirar a fotografia e cadastrar as digitais.
De acordo com o TRE-PI, o eleitor que possui o aplicativo e-Título no celular e que ainda não fez o cadastramento biométrico verá a mensagem “biometria não coletada”. Nesse caso, será solicitado o comparecimento presencial ao cartório eleitoral para realização do procedimento.
A coleta da biometria é um procedimento presencial e, portanto, o eleitor precisa se dirigir a uma unidade da Justiça Eleitoral, mediante agendamento prévio pelo Autoatendimento Eleitoral. Caso o eleitor tenha dúvidas sobre a situação de seu cadastro biométrico, pode consultar no site do TRE-PI.
No Piauí, cerca de 134 mil eleitoras e eleitores que possuem título eleitoral, mas ainda não tiveram suas digitais e fotografia coletadas.




