
O governo federal deve lançar ainda este ano um site para divulgar os nomes e rostos dos criminosos mais perigosos do país, cuja prisão é considerada estratégica no enfrentamento às organizações criminosas. A página será controlada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é que, através da divulgação do material, a população colabore fornecendo informações que ajudem nas buscas pelos foragidos.
O Ministério da Justiça informou que pretende recompensar em dinheiro quem fornecer informações relevantes que levem à prisão dos procurados. A premiação pode ultrapassar R$ 30 mil.
A pasta não deu uma estimativa de quando o site estará disponível, mas informou que a página está em fase final de construção. A criação desse endereço eletrônico está prevista desde 2023, quando o ministério publicou uma portaria que instituiu a Lista dos Procurados do Sistema Único de Segurança Pública.
Segundo a portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o novo site vai fornecer informações sobre criminosos que tenham mandado de prisão vigente, envolvimento em crimes graves, violentos ou hediondos e alta pontuação em uma matriz de risco, que avalia o impacto social e o grau de periculosidade.
A matriz de risco criada pela portaria atribui diferentes pesos aos fatores que aumentam a periculosidade e a relevância do criminoso. Entre os critérios avaliados, estão:
Por exemplo, um criminoso que tenha cometido um crime hediondo recebe peso 1 se tiver apenas um mandado vigente, mas esse peso sobe para 3 se houver de dois a quatro mandados, e chega ao máximo de 5 se acumular cinco ou mais mandados de prisão.




