
A busca por melhores oportunidades de emprego está entre os principais motivos para que os jovens brasileiros ingressem no ensino superior. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Segundo o levantamento, que ouviu 3.557 universitários de todas as regiões do país, 6 em cada 10 estudantes – cerca de 59% dos alunos – apontam o mercado de trabalho como um dos fatores que pesaram na escolha pela graduação.
O estudo revela ainda que 98% dos estudantes acreditam que fazer uma graduação trará benefícios para suas vidas – o que representa cerca de 8,7 milhões de estudantes, segundo estimativas com base no Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Outros motivos apontados para o ingresso em universidades foram obter mais conhecimento e desenvolvimento pessoal (48%), melhorar a situação financeira (38%), e atender as exigências da profissão que deseja seguir (35%).
Um outro levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), aponta que Economia, Engenharia de Produção e Ciência da Computação são alguns dos cursos que possuem as maiores remunerações do Brasil. Além disso, o curso de Administração é o que tem o maior número de estagiários no Brasil, seguido por Direito, Psicologia, Pedagogia, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia.




