
A cidade de Picos foi destaque na portaria publicada nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU), que autoriza a criação de novos cursos superiores presenciais na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Das 500 vagas liberadas pelo Ministério da Educação (MEC), 300 foram destinadas ao campus Senador Helvídio Nunes de Barros, localizado no município.
De acordo com a autorização da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), serão implantadas 200 vagas para o curso de Letras – Língua Portuguesa e 100 vagas para o curso de Ciências da Natureza, ambos em licenciatura e com aulas presenciais no campus de Picos.
As outras 200 vagas anunciadas na portaria beneficiarão o campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, também voltadas para o curso de Letras – Língua Portuguesa.
Com a criação dos novos cursos, as instituições deverão protocolar, posteriormente, o pedido de reconhecimento junto ao MEC — etapa obrigatória para garantir o pleno funcionamento e certificação das graduações.
A iniciativa representa um avanço significativo para o fortalecimento da educação superior no interior do Piauí, consolidando o papel da UFPI em Picos como importante polo de formação acadêmica e desenvolvimento regional.




