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Fluxo intenso e insegurança: o desafio do balão da BR-316 em Picos

Supervisor do DNIT aponta possíveis alternativas, mas destaca que decisão cabe ao município e ao Estado

Daniela Meneses
Por: Daniela Meneses
23/05/2025 às 12h31 Atualizada em 23/05/2025 às 13h19
Fluxo intenso e insegurança: o desafio do balão da BR-316 em Picos
Local tem intensa trafegabilidade - Foto: Assis Santos

O balão que interliga a BR-316 ao Centro de Picos e a diversos bairros da cidade recebe diariamente um grande fluxo de veículos e tem sido pauta de preocupação entre motoristas e autoridades. O trecho, que não conta com um semáforo para organizar o trânsito, é considerado um ponto de conflito.

O supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Picos, Elvo Marton Lima, explicou, em entrevista ao Portal Grande Picos, quais medidas poderiam ser adotadas para melhorar a fluidez no local. Segundo ele, uma das alternativas discutidas é a construção de um viaduto ou elevado, mas a decisão depende do andamento do projeto do anel viário da cidade.

Elvo Marton Lima -Foto: Assis Santos

"Aquele local todos nós sabemos que é um ponto de conflito, de tráfego importante, porque liga bairros centrais de Picos com uma rodovia federal. Entretanto, como aquela área já não está sob jurisdição do DNIT, não há nenhum estudo de melhorias para a interseção. Existe a informação de que possivelmente seja construído um viaduto ou elevado, mas ainda não está definido quando e se realmente acontecerá, pois há um projeto em andamento do contorno da cidade."

Diante da indefinição sobre o viaduto, uma solução mais imediata seria a instalação de semáforos na região. Lima avalia que essa alternativa poderia reduzir os conflitos de trânsito e trazer maior segurança para os condutores.

"Com certeza, um semáforo ou um conjunto de semáforos, após um estudo técnico analisando o circuito dos veículos e os acessos, poderia ser perfeitamente instalado nessa via que segue para o bairro Ipueiras ou na outra via adjacente. Esse equipamento resolveria o problema do tráfego naquela área."

Apesar da viabilidade técnica da proposta, a instalação dos semáforos não cabe ao DNIT, mas sim ao município de Picos, podendo contar com o apoio do governo estadual.

"O tráfego na travessia urbana de Picos é de maior interesse municipal, então seria responsabilidade da prefeitura coordenar a instalação desse equipamento. Caso o Estado tenha interesse em atuar junto na melhoria da mobilidade urbana, essa parceria seria muito bem-vinda."

Além das discussões sobre o balão da BR-316, o DNIT tem realizado estudos para a melhoria dos canteiros ao longo da rodovia em Picos. A ação envolve reparos pontuais e possíveis mudanças na sinalização para facilitar o trânsito.

"Iniciamos com a empresa ETOS os reparos em alguns pontos e estamos aguardando definições orçamentárias para acelerar o processo. O estudo visa avaliar a necessidade de fechamento de alguns acessos e contornos, além da melhoria da sinalização vertical e horizontal."

Com as alternativas em debate, resta aguardar definições do município e do Estado para solucionar os desafios da mobilidade urbana na região.

CONFIRA A ENTREVISTA COM ELVO MARTON LIMA 

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