O número de mortes por afogamento voltou a crescer no Piauí em 2025 e já acende um alerta entre as autoridades estaduais. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), 49 pessoas perderam a vida em ambientes aquáticos no estado até meados deste mês de maio.
O número já supera o total de casos registrados em todo o ano de 2024, quando foram contabilizados 24 óbitos.O aumento representa um crescimento expressivo em relação aos dois anos anteriores. Em 2023, o Piauí havia encerrado o ano com 42 mortes por afogamento.
O agravante, segundo os bombeiros, é que esses números foram alcançados antes mesmo do início do segundo semestre, período em que historicamente se registra um pico de casos devido às férias escolares, calor mais intenso e aumento das atividades recreativas em rios, barragens e praias.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a maior parte dos casos está ligada à imprudência dos banhistas, como o desrespeito a áreas sinalizadas e a entrada em locais com correntezas perigosas. Entre os dias 12 e 18 de maio, os bombeiros realizaram 116 atendimentos em todo o estado, sendo 45 operações de busca e salvamento. A maioria das ocorrências foram registradas em Teresina.