Nesta segunda-feira (19) foi inaugurada, em Teresina, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O evento contou com a presença do governador Rafael Fonteles, representantes da bancada federal e demais lideranças políticas.
A Unacon de Teresina vai oferecer tratamento para câncer de pulmão, de próstata, colorretal, de mama e de esôfago. A ideia é que a Unidade do HGV venha para ampliar a capacidade de atendimento oncológico no Estado, trabalhando em conjunto com o Hospital São Marcos e o Hospital Universitário.
Durante a inauguração, o governador Rafael Fonteles anunciou a ampliação da rede de atendimento ao câncer também para o interior, com novas unidades sendo construídas no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba; no Hospital Regional Justino Luz, em Picos; e no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.
As unidades oncológicas irão oferecer assistência de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer, ampliando o acesso à quimioterapia, por exemplo.
O Unacon do HGV conta com dois espaços principais de atendimento: o de Manipulação e o de Aplicação. No primeiro serão realizados consultas e exames. No segundo, serão feitas as sessões de quimioterapia. A ideia é que a Unacon do HGV venha para ampliar a capacidade de atendimento oncológico no Estado, trabalhando em conjunto com o Hospital São Marcos e o Hospital Universitário.