
Os eleitores brasileiros têm até esta segunda-feira (19) para regularizar o título eleitoral. Os cidadãos que deixaram de votar nos últimos três turnos, não justificaram ausência e possuem multas a serem pagas podem ter o documento cancelado, caso não solucionem as pendências.
Segundo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), mais de 60 mil eleitores estão sob o risco de ter o título cancelado no estado. O chefe de orientação às zonas eleitorais do TRE-PI, Hugo Leonardo Leite, recomenda que a população consulte a situação eleitoral por meio do site, aplicativo do órgão ou pessoalmente, em qualquer cartório.
Hugo Leonardo lembra que grupos para os quais o voto é facultativo estão isentos desse processo, como eleitores analfabetos, indivíduos de 16 e 17 anos e idosos. Quem não regularizar a situação terá que formalizar um requerimento através da internet, caso o eleitor tenha biometria cadastrada.
Se o eleitor não tiver biometria cadastrada, o processo terá que ser feito de forma presencial, em cartório na região que vota ou na capital Teresina. O TRE-PI reforça que cancelamento do título impede que o indivíduo vote em futuras eleições, retire passaporte e peça empréstimos bancários, por exemplo.




