O deputado estadual Aldo Gil, licenciado do Progressistas, surpreendeu seus apoiadores ao anunciar que não disputará a reeleição nas eleições do próximo ano. O progressista decidiu se dedicar aos seus negócios no campo empresarial — pelo menos, é o que se comenta.
Nos bastidores, porém, especula-se que o parlamentar, que atualmente ocupa a Superintendência de Desenvolvimento Sul da capital Teresina, não teria encontrado terreno fértil na gestão do prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) que lhe garantisse a renovação do mandato. Aldo Gil deve entregar o cargo nos próximos dias e voltará a ocupar sua cadeira na Assembleia Legislativa.
O deputado ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto, e não se sabe se o fato de não tentar renovar o mandato significa uma despedida definitiva da política ou apenas uma pausa, esperando o momento certo para retornar à cena. Há quem aposte que o deputado ainda não pendurou de vez as chuteiras.
Mesmo antes do anúncio oficial de que Aldo Gil deixaria a política, parte de seus aliados já procurava novos grupos para se abrigar. No plantel progressista, o vereador Renato Ibiapina já havia "assinado contrato" com o time Thales Futebol Clube. O suplente de vereador Dedé Monteiro já vinha sendo sondado pelo staff de diversos deputados. Um dia após o anúncio de que Aldo Gil fecharia sua "SAF", o vereador Pedro Pio assinou contrato com o esquadrão comandado pelo prefeito Dr. Pablo Santos.
Enquanto Aldo Gil se prepara para guardar a viola no saco, o prefeito Dr. Pablo dá sinais claros de que está pavimentando o caminho para que sua esposa, Anyara Ayres, dispute uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nas próximas eleições estaduais.
O que se ouve nas sombras das árvores próximas ao Palácio Coelho Rodrigues é que várias lideranças que votaram no ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas) estão em avançado estágio de negociação para, no próximo ano, gritarem em alto e bom som o nome da primeira-dama — e, claro, correrem atrás de votos.
O vereador Pedro Pio agora pia em outro ambiente político. Ele deixou o grupo do ex-prefeito Gil Paraibano. O espaço que Pedro ocupava era de “sol quente e chão rachado”. Com o salto, passou a pisar numa terra que, embora não seja Canaã, mana leite e mel suficientes para saciar ele e parte dos seus seguidores.
É grande a curiosidade no meio político sobre o destino do vereador Afonsinho (Progressistas). O parlamentar, conhecido por ser um exímio saltador, vive uma situação propícia para dar mais um salto em sua trajetória política. Ele mesmo admite: “Gosto de pular, mas só pulo para dentro.”
Sete vereadores do município de Picos tomaram um cafezinho com o deputado federal Júlio César no escritório do parlamentar em Teresina. Júlio é pré-candidato ao Senado e conta com o apoio do governador Rafael Fontes (PT), que defende que sua base abrace o projeto com o mesmo entusiasmo com que defendem a reeleição do senador Marcelo Castro (MDB). Os dois compõem a chapa majoritária que será encabeçada pelo governador.
Marcaram presença no “piquenique político” os vereadores Chaguinha, Dalva Mocó e Maté (todos do PSB), os emedebistas Hugo Victor e Irmão Zé Luís, o progressista Pedro Pio e o camarada Antonio Moura. Os demais parlamentares de Picos que integram a base do governador não deram as caras no encontro. Comenta-se que uma parlamentar até viajou com a intenção de participar, mas, antes de chegar ao local, o “Big Fone” tocou. Após atender, ela pulou do carro e mudou de rota. Fica a pergunta: o que será que ela ouviu na ligação, hein?
Nos arredores da Câmara Municipal, o que se ouve é que muitos vereadores não estão dispostos a atender ao pedido do governador para votar na chapa “MAJU” — leia-se Marcelo Castro e Júlio César. Nota-se claramente que estão “morrendo de vontade” de serem picados pela mosca azul.
Durante discurso na sessão da última quinta-feira (15), o líder do governo, Hugo Victor (MDB), se referiu ao prefeito Dr. Pablo Santos como “padre”. Logo em seguida, corrigiu-se. Será que o emedebista está com saudades do ex-gestor, que, além de prefeito, também era padre?
Com o anúncio de Aldo Gil de que não disputará a reeleição, o nome do ex-prefeito de Bocaina, Erivelton Barros (Progressistas), ganhou força. As lideranças que apoiariam Aldo estão sendo orientadas pelo comando estadual do partido a não fecharem com nenhum outro postulante sem antes conversarem com Erivelton. Caso ele decida entrar na disputa, será a principal aposta do senador Ciro Nogueira na macrorregião de Picos.
Em Aroeiras do Itaim, tudo indica que a derrota dos De Deus na última eleição deixou o grupo desnorteado. Os vereadores e lideranças que, na época em que a família comandava a política local, levavam votos de bandeja para seus deputados, agora correm atrás de sobrevivência política e estão por conta própria na busca de candidatos para apoiar no ano que vem.
Mesmo sem ter obtido êxito na eleição passada, o suplente de vereador Toinho de Chicá (PSD) vem demonstrando compromisso com as comunidades que representa. Ele participou da assinatura da ordem de serviço para o recapeamento da estrada que liga Picos ao povoado Tabatinga, feita pelo então governador em exercício Severo Eulálio (MDB), atendendo a uma reivindicação. Ao contrário de muitos que, eleitos ou não, se afastam do povo, "Priminho", como é conhecido, está sempre disposto a defender os interesses da sua gente.