Foi sepultado, na tarde desta sexta-feira (16), no Cemitério do povoado Cajueiro, município de Patos do Piauí, o líder comunitário e colaborador do Sistema de Comunicação de Picos, Justino João da Silva. Justino estava internado desde o último sábado no Hospital Regional Justino Luz, onde fez uma cirurgia. Ele teve uma piora no seu quadro clínico e seguia, desde então, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com óbito registrado na quinta-feira (15), por volta do meio-dia.
Com grande atuação em movimentos sociais, Justino integrou o Movimento Social em Picos, foi presidente da Associação de Moradores do bairro Morro da AABB, diretor da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários (FAMCC) e também integrou a direção do Movimento Popular de Saúde do Piauí (MOPS). Ele tinha 71 anos e deixa esposa, filhos e netos.
Durante décadas, Justino foi a força motriz por trás do desenvolvimento do bairro. Sua paixão inabalável e dedicação deixaram um legado duradouro na comunidade. Como um dos fundadores, ele teve papel fundamental na defesa do bem-estar dos moradores. Sob sua liderança, o Morro da AABB foi elevado à categoria de bairro e obteve inúmeras conquistas, como, por exemplo, a implantação de escola, igreja, centro comunitário, campo de futebol, obras de mobilidade urbana, abastecimento de água, dentre outras.
Muitas manifestações de respeito por sua trajetória e de afeto das amizades que construiu nos anos vividos em Picos também foram registradas por meio de grupos nas redes sociais, onde ele era bastante atuante. Antes do traslado do corpo para sua terra natal, os moradores participaram do cortejo fúnebre da igreja, onde o corpo foi velado até a saída principal do bairro.