
A cidade de Picos está em plena campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), promovida pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários e garantir a imunização de milhares de picoenses, apesar dos desafios enfrentados.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Tales Coelho, a campanha busca alcançar crianças de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram parto até 45 dias), idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde. No entanto, a adesão ainda é considerada baixa.
“Recebemos em média 12 mil doses da vacina, mas até o momento apenas 5 mil foram aplicadas. Temos enfrentado dificuldades, especialmente entre os idosos, que demonstram resistência à vacinação por desinformação e receio de efeitos adversos”, explicou o secretário.
Para reverter esse cenário, será realizado neste sábado o Dia D da Vacinação, com atendimento das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana. A mobilização tem como meta facilitar o acesso da população e aumentar a taxa de imunização entre os grupos prioritários.
“Queremos convidar toda a população que faz parte do grupo-alvo para comparecer ao posto de saúde mais próximo. A vacina é segura e fundamental para evitar complicações da gripe, internações e até óbitos”, ressaltou Dr. Tales.
Além das ações nas unidades de saúde, a Secretaria também está promovendo vacinação em escolas e intensificando a busca ativa com o apoio dos agentes comunitários. Esses profissionais têm o papel de conscientizar as famílias e orientar sobre a importância de manter a caderneta vacinal em dia.
A campanha segue firme, com o esforço de alcançar o maior número de pessoas possível. A vacinação é gratuita e essencial para proteger os mais vulneráveis durante o período de maior circulação do vírus da gripe.




