
O final de semana foi marcado por graves acidentes nas rodovias federais sob a circunscrição da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí, sediada em Picos. O inspetor Eduardo Sinimbu detalhou as ocorrências registradas.
Segundo o inspetor, um dos casos mais graves ocorreu na BR-407, em Paulistana, onde uma criança de quatro anos morreu após ser transportada em uma motocicleta junto com dois adultos. “Infelizmente tivemos alguns acidentes com gravidade muito grande. Esse sinistro em Paulistana resultou em uma vítima fatal, uma criança de quatro anos. O condutor não possuía habilitação, estavam sem equipamentos obrigatórios e com excesso de passageiros”, relatou Sinimbu.
Outro acidente na mesma rodovia, em Jaicós, envolveu um adolescente que conduzia uma motocicleta. O jovem foi socorrido em estado grave, mas não resistiu. “A dinâmica desse acidente ainda está sob análise, mas infelizmente o jovem faleceu no hospital em Picos”, acrescentou o inspetor.
Na BR-316, em Francisco Macedo, houve ainda a interdição total da pista por algumas horas devido a um sinistro com veículo de carga, embora sem vítimas. “Foi um transtorno momentâneo para os usuários da via, mas nossas equipes permaneceram no local até a retirada do veículo”, explicou.
Irregularidades e fiscalização
Questionado sobre possíveis penalidades ao condutor envolvido no acidente de Paulistana, Sinimbu afirmou que a investigação ficará a cargo da polícia judiciária. Contudo, destacou que a PRF já planeja intensificar ações de fiscalização. “Estamos organizando estudos para realizar uma fiscalização mais precisa nos municípios mais distantes de Picos”, disse.
O inspetor também reforçou a importância da conscientização dos pais quanto ao transporte de crianças em motocicletas. “O maior patrimônio que um pai tem são seus filhos. Uma criança menor de 10 anos não tem força física nem compreensão para se segurar em uma motocicleta. O uso do capacete é essencial. O capacete salva vidas”, enfatizou.
Ações preventivas
Durante o final de semana, a PRF realizou operações em Oeiras, com recolhimento de motocicletas e autuações de condutores sem capacete ou com veículos adulterados. “Nosso objetivo primordial é salvar vidas e proteger a pessoa humana. Tivemos muitas infrações registradas, mas seguimos atuando com fiscalização vigorosa”, concluiu Sinimbu.




