
O Vaticano informou nesta segunda-feira (28) que o conclave para eleger um novo pontífice começará na próxima quarta-feira (7). A reunião para escolher o novo papa reunirá 135 cardeais, com menos de 80 anos, que são aptos a escolher o futuro líder da Igreja Católica.
A data foi decidida durante uma reunião de cardeais no Vaticano, a primeira desde o funeral do Papa Francisco no sábado (26). Em 2013, no conclave que elegeu o papa Francisco, os cardeais que concorriam ao cargo haviam nascido em 48 países diferentes. Desta vez, haverá representantes de 70 nações.
A votação é realizada a portas fechadas, e o sigilo é rigorosamente guardado. A capela também é verificada em busca de câmeras e microfones escondidos, e os cardeais não têm permissão para falar sobre os procedimentos com ninguém de fora do grupo.
Apesar de ser um rito antigo, a duração do conclave varia de acordo com o consenso entre os eleitores. As eleições de 2005 e 2013, que resultaram nos papados de Bento XVI e Francisco, duraram dois dias. No entanto, ao longo da história da Igreja, já houve casos em que o processo se estendeu por semanas.




