
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta terça-feira (3) e estarão abertas até o dia 6 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Fies. Nesta edição, serão ofertadas mais de 112 mil vagas para financiamento da educação superior em instituições particulares em todo o ano de 2026.
Para o primeiro semestre, o Ministério da Educação disponibilizará 67.301 vagas. Já para o segundo semestre, serão 44.867 vagas. O intuito do Fies é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas do país. A participação é gratuita.
Informações sobre o processo seletivo estão no edital do primeiro semestre do Fies. Entre as regras de seleção, os inscritos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.
Também é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (ou seja, até R$ 4.863). O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso.
O processo seletivo também inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico), o chamado "Fies social".
Como se inscrever?




