
O resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 foi divulgado nesta quinta-feira (29). No Piauí, mais de 11 mil vagas em cursos de graduação estão sendo ofertadas por universidades e institutos públicos de ensino superior.
As vagas no estado estão distribuídas entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).
O Sisu é o programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior, a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Pela primeira vez, candidatos poderão utilizar notas das três edições mais recentes do Enem — 2023, 2024 e 2025 — no processo seletivo. Além de ter feito o Enem em uma delas, é preciso que o candidato tenha tirado nota acima de zero na redação e tenha ensino médio completo.
Como fazer a matrícula
As matrículas dos aprovados no Sisu 2026 devem ser feitas diretamente na instituição para a qual o candidato foi selecionado. O procedimento segue estas orientações gerais:
Documentos normalmente exigidos (podem variar conforme a instituição):
Atenção: candidatos aprovados pelas ações afirmativas devem ficar atentos às etapas de heteroidentificação, análise de renda ou comprovação de condição específica, conforme a política de cotas adotada pela instituição.
Lista de espera
Os candidatos que não foram aprovados na chamada regular ainda podem manifestar interesse na lista de espera no site do Sisu até o dia 2 de fevereiro.
Confira a distribuição das vagas:
UFPI
Em 2026, a UFPI oferta 5.374 vagas (sendo 2.541 vagas ofertadas para Ampla Concorrência e 2.833 vagas para Ações Afirmativas - Lei de Cotas nº 12.711/2012) para 90 cursos de graduação presencial, semipresencial e EaD nos campi de Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus.
Uespi
Em 2026, 4.260 vagas estão distribuídas em 105 cursos presenciais nos campi de Teresina, Campo Maior, Corrente, Floriano, Parnaíba, Oeiras, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí. Do total, 50% das vagas serão ofertadas para a Ampla Concorrência e 50% para Ações Afirmativas (Lei de Cotas) nº 12.711/2012.
UFDPar
A UFDPar oferta 1.136 vagas no SISU para ingresso nos semestres de 2026. As vagas serão distribuídas entre 14 cursos de graduação, incluindo os novos cursos de Inteligência Artificial e Música, com início previsto para o segundo semestre de 2026. Do total, 459 vagas serão destinadas à Ampla Concorrência e 605 vagas obedecerão à Lei de Cotas) nº 12.711/2012.
A universidade também reserva 72 vagas por meio de sua Política de Ações Afirmativas: 24 vagas para travestis, transexuais e transgêneros; 24 vagas para candidatos em situação de deslocamento forçado ou migrantes internacionais; e 24 vagas para candidatas egressas do sistema prisional.
Univasf
A Univasf oferta 210 vagas para cursos superiores de Licenciatura e Bacharelado no campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. As oportunidades valem para as áreas de Antropologia, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Ciências da Natureza, Gestão Ambiental, Química.
IFPI
O IFPI oferta 557 vagas para cursos superiores de Licenciatura distribuídas em 17 campi do Piauí. As oportunidades valem para cursos nas áreas de Ciências Biológicas, Matemática, Física, Química e Computação.
Cronograma do Sisu 2026




