
A Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas divulgou o balanço de 2025, apontando uma redução de 52% nos homicídios em Picos. De acordo com a titular da unidade, delegada Francineide Fontes, foram registrados 8 casos de mortes violentas, contra 17 em 2024.
Além da queda expressiva, todos os crimes foram elucidados, com autoria conhecida, e cerca de 80% dos suspeitos já estão presos.
“Esse resultado se deve às diversas ações integradas realizadas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar. Tivemos uma redução significativa e conseguimos esclarecer todos os homicídios ocorridos em 2025”, afirmou a delegada.
Segundo Francineide, o perfil das vítimas foi de pessoas comuns, envolvidas em conflitos familiares ou de vizinhança. Ela também destacou que há dois anos não são registrados feminicídios em Picos, e que os casos de violência doméstica apresentam tendência de redução, impulsionada pela conscientização e denúncias da população.
O tenente-coronel Felipe Oliveira, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos, atribuiu os resultados ao fortalecimento da parceria institucional entre as forças de segurança.
“Dividimos tarefas e focamos nos mesmos alvos. Esse trabalho conjunto logrou êxito de uma redução de mais de 50% nas Mortes Violentas Intencionais, indicador considerado em todo o Brasil”, destacou.
O oficial ressaltou ainda o papel da inteligência policial e agradeceu o empenho dos agentes envolvidos.
“Nos lembramos de todas as operações, das noites mal dormidas e dos esforços para chegar a esse resultado. A parceria com a Polícia Civil foi fundamental”, disse.
Para 2026, a expectativa é de reforço estrutural e logístico prometido pela Secretaria de Segurança Pública, o que deve ampliar a capacidade de atuação das forças policiais na cidade.




