
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Picos, Francisco Pereira, conhecido como Tito, fez um balanço das atividades da entidade em 2025. Segundo ele, o ano foi marcado por dificuldades financeiras, mas também por conquistas importantes para a categoria.
“Foi um ano de muitas lutas, difícil, mas também de muitas conquistas. Gratidão a Deus, aos companheiros de trabalho pelo empenho e aos agricultores que estiveram do nosso lado somando forças”, afirmou Tito.
Entre os avanços, o presidente destacou os benefícios previdenciários conquistados para aposentados, o aumento no número de inscritos no Programa Garantia Safra e a emissão de documentos como o Cadastro de Agricultura Familiar (CAF).
“Na grande maioria dos nossos processos nós obtivemos êxito. Isso nos deixa muito felizes e satisfeitos”, disse.
O dirigente sindical também avaliou o desempenho da agricultura em 2025, marcado pela irregularidade das chuvas.
“Infelizmente, devido à ausência das chuvas em um período muito longo, o agricultor não colheu aquilo que planejou. O que mais prejudicou foi a questão da pastagem para os animais. Mas foi razoável, não tão desesperador”, explicou.
Nesse contexto, Tito ressaltou a relevância do Programa Garantia Safra para os agricultores familiares.
“O programa é muito importante porque traz ressarcimento no caso de perda da safra. O valor de R$ 1.200 ajuda a família, a renda e aquece a economia dos municípios. Em Picos, quase 1.200 agricultores estão aptos a receber”, destacou.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos entrará em recesso a partir do dia 19 de dezembro, retornando às atividades em 5 de janeiro. Durante esse período, a diretoria ficará afastada, mas casos urgentes serão atendidos.
“Caso um trabalhador precise solicitar aposentadoria ou apresentar laudo médico, nós estaremos à disposição para não haver prejuízo. Já temos inclusive três atendimentos agendados para esse período”, informou Tito.
Encerrando sua fala, o presidente deixou uma mensagem de esperança e fé para os trabalhadores rurais e toda a comunidade.
“Um Natal cheio de paz, de luz e de esperanças. Que o Salvador chegue ao coração de cada um de nós. Que o ano novo venha cheio da presença de Deus, com um inverno bom e uma safra boa para ajudar nossos agricultores. Que todos tenham paz, saúde e prosperidade”, desejou.
CONFIRA ENTREVISTA COM TITO




