
Candidatos interessados em realizar o concurso público da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) estão sendo alertados para redobrarem a atenção no momento das inscrições. O órgão e a Fundação Carlos Chagas (FCC), banca responsável pela organização do concurso, alertam para a circulação de um site fraudulento que promete inscrição e pagamento por meio de PIX.
Através de nota divulgada nas redes sociais, a FCC comunicou que não há qualquer modalidade de pagamento pelo sistema instantâneo e que o endereço eletrônico oficial para inscrição é www.concursosfcc.com.br.
Bolsas de falso pagamento, oferecidas em páginas não oficiais, são consideradas tentativas de golpe e não têm relação com o processo seletivo legítimo.
O concurso da Sesapi, cujo edital foi publicado no início do mês de dezembro, oferece um total de 1.000 vagas, distribuídas entre 500 imediatas e 500 para cadastro de reserva, como oportunidades para níveis médio, técnico e superior e salários que chegam a R$ 12 mil em algumas categorias.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da banca organizadora, no período entre os dias 11 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026, e o pagamento da taxa de inscrição só é permitido via boleto bancário, conforme previsto no edital oficial.
A publicação de comunicados sobre sites fraudulentos surgiu após o reconhecimento de que domínios e links não autorizados vinham sendo divulgados com indicação de pagamento via PIX como forma de garantir a participação do candidato. A FCC reforça que esse tipo de cobrança não consta no processo e que qualquer link oferecendo a opção é falso e pode ser utilizado por criminosos para roubar dados financeiros dos usuários que o utilizarem.
Golpes que se aproveitam da busca por vagas em concursos públicos e outros certames para enganar candidatos são cada vez mais comuns atualmente. Ferramentas de pagamento instantâneo, como o PIX, ainda que legítimas para transações cotidianas, têm sido exploradas de maneira indevida por criminosos que criam sites visualmente parecidos com os originais.
Para que os candidatos se protejam, é recomendado que seja consultado o edital oficial disponibilizado pela Sesapi e pela Fundação Carlos Chagas e seja utilizado exclusivamente o endereço eletrônico oficial.
Candidatos que suspeitarem ter sido expostos a sites falsos ou que tiverem dúvidas sobre a veracidade de um link podem procurar orientação nos canais oficiais da Sesapi e da FCC, além de órgãos de defesa do consumidor.




