
O coordenador do Instituto de Identificação Social Félix Pacheco, Cledson Almondes, assegurou que os atendimentos do órgão não serão suspensos durante o período de festas de fim de ano. Segundo ele, a equipe será dividida em dois grupos para que o serviço continue funcionando normalmente.
“O recesso será para as equipes. Vamos dividir metade da equipe para estar de recesso nos dias 22 a 27 de dezembro e a outra metade do dia 29 ao dia 3 [de janiero de 2026]. Com isso, estará garantido o atendimento pela manhã e à tarde, com exceção dos feriados nacionais”, explicou Almondes.
O Instituto da Cidadania Digital seguirá com expediente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem intervalo. “Orientamos o cidadão a chegar até as 17h30, porque o sistema funciona até as 18h. Estaremos abertos todos os dias, exceto nos feriados e véspera, de 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro”, destacou o coordenador.
A procura pela Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem sido intensa. Almondes afirma que a população já compreende a importância do novo documento.
“Hoje você só consegue comprar uma passagem de ônibus ou avião, resolver questões no banco ou no INSS com a nova carteira de identidade nacional. A população já tomou consciência disso”, disse.
Ele lembrou ainda que o Governo do Estado publicou decreto estabelecendo prazos para que servidores atualizem seus documentos: terceirizados até 30 de dezembro de 2025, efetivos até 27 de fevereiro de 2026 e pensionistas até 30 de abril de 2026.
Para finalizar, Almondes fez um convite à comunidade. “A carteira de identidade nacional é gratuita. Não pague caso alguém cobre em outro município. O governo Rafael preza muito por isso. É bonito ver famílias inteiras vindo fazer o documento. Ontem mesmo uma criança pegou sua identidade e disse: ‘Mamãe, agora eu sou um cidadão’. Isso é muito emocionante”, concluiu.




