
A rede social X, o ChatGPT e a empresa de serviços em nuvem Cloudflare apresentaram instabilidade na manhã desta terça-feira (18). (saiba o que é nuvem).
A Cloudflare confirmou problemas em seus sistemas. Em sua página de status, a empresa informou que estava investigando a falha e reconheceu que alguns clientes foram afetados, sem especificar quais.
A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura que funciona como um intermediário entre o site e o usuário. Ela distribui parte do conteúdo desses sites em servidores espalhados pelo mundo, o que ajuda a acelerar o carregamento das páginas, reduzir custos e proteger contra ataques. Quando algum serviço da Cloudflare falha, sites que dependem dela podem ficar lentos ou até inacessíveis.
Ainda não há confirmação sobre se as instabilidades da Cloudflare estão relacionadas às quedas do X e do ChatGPT.
Ao g1, a Cloudflare disse que "houve erros elevados entre múltiplos serviços da empresa e que está trabalhando para garantir que todo o tráfego seja atendido sem erros". O g1 também procurou o X e o OpenAI, dona do ChatGPT, e aguarda retorno.
O Downdetector, plataforma que monitora interrupções ao compilar relatos de usuários de diversas fontes, registrou mais de 5,6 mil notificações de falhas nos EUA, segundo informou a agência Reuters.
Ao acessar o X, alguns usuários se depararam com uma mensagem de erro da Cloudflare (imagem abaixo). O ChatGPT também exibiu notificações de falha associadas a instabilidades da empresa, o que sugere que os problemas podem estar relacionados à Cloudflare, embora a causa ainda não tenha sido confirmada.

Os impactos também foram sentidos no Brasil. O X chegou a registrar um pico de mais de 1 mil notificações no Downdetector. No caso do ChatGPT, houve quase 200 relatos de instabilidade, enquanto a Cloudflare registrou mais de 5 mil queixas no país.




