O Hemocentro Regional de Picos voltou a fazer um apelo urgente à população da cidade e da macro-região: pessoas em boas condições de saúde são convocadas a doar sangue para ajudar a suprir a crescente demanda hospitalar. A coordenadora da unidade, Maria Santana, destacou que os estoques continuam em baixa, apesar de um leve aumento no número de doadores.
“O nosso estoque continua em baixa. Temos um melhorado número de doadores, mas temos uma grande saída de bolsas de sangue, principalmente para pacientes que fazem algum tratamento oncológico, tratamento de hemodiálise e também para as cirurgias”, afirmou Maria Santana.
Segundo ela, o grande número de cirurgias eletivas realizadas em Picos tem contribuído significativamente para o aumento da utilização de bolsas. “Infelizmente, ainda não temos a cultura de doar antes da cirurgia. É normal o paciente precisar de duas, três bolsas e não ter no banco de sangue, mesmo sendo uma cirurgia programada”, lamentou.
Além das cirurgias eletivas, há uma demanda elevada por transfusões em casos de acidentes com traumas, especialmente em cirurgias ortopédicas. “Na maioria das vezes, um paciente tem uma perda de sangue muito grande e é preciso receber a bolsa antes e durante a cirurgia”, explicou.
Maria Santana também ressaltou que, em outras cidades, hospitais só autorizam a entrada do paciente no centro cirúrgico após a comprovação de crédito de sangue. “Estamos tentando sensibilizar as pessoas da importância de fazer a doação antes da cirurgia, conversando com os hospitais e a central diagnóstica”.
O Hemocentro pede que pacientes que vão passar por cirurgias eletivas mobilizem familiares e amigos para realizar doações. “A gente pede duas doações por paciente, mas temos casos que exigem ainda mais. Infelizmente, ainda há uma grande dificuldade nessa parte educativa, de as pessoas saberem que é necessário e que pode vir a precisar da bolsa durante a cirurgia”.
A coordenadora reforça que doar sangue é um ato simples, seguro e que pode salvar vidas. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, com agendamento prévio. Para mais informações, os interessados devem procurar o Hemocentro de Picos ou entrar em contato pelos canais oficiais.