O deputado Aldo Gil (Progressistas) declarou a uma emissora de televisão da capital que há 99% de chance do ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas) sair candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Segundo o parlamentar, o paraibano foi convencido por seu afilhado, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do partido.
Será que dá liga?
Há observadores da cena política picoense que acreditam que, se o sentimento de pertencimento do picoense aflorar, o ex-gestor poderá receber uma expressiva votação no município. Caso isso ocorra, os vereadores e lideranças que apoiam candidatos de outras cidades para a Câmara Federal terão que refazer seus cálculos, pois dificilmente conseguirão repassar a votação que estabeleceram como meta.
À espera
Dos 17 vereadores com assento na Casa Legislativa, apenas o vereador Afonsinho ainda não anunciou quem apoiará no pleito vindouro. O parlamentar aguarda justamente a decisão final de Paraibano. Caso Gil decline do convite para ser candidato, a missão poderá recair sobre Afonsinho.
Comprometidos
Os demais vereadores já definiram seus candidatos a deputado federal e estadual. Há postulantes com o apoio de até três vereadores, e os cálculos feitos por eles visam alcançar uma votação dentro do acordado com os candidatos. Tem vereador até fazendo promessa para que Gil não insira sua foto na urna eletrônica.
Tolerância zero
O Partido dos Trabalhadores do Piauí realizou, nesta semana, a primeira reunião do novo diretório estadual. No encontro, foi apresentada a nova Diretoria Executiva, e os participantes foram unânimes em decidir que o PT cobrará fidelidade de seus dirigentes, membros dos diretórios e componentes da Executiva nas eleições de 2026. Segundo o presidente da legenda, deputado Fábio Novo, a fidelidade partidária é uma exigência da legislação eleitoral e das normas que regem os partidos.
O que é isso, companheira!?
Uma resolução interna do PT proíbe explicitamente prefeitos, deputados e demais filiados de manifestarem apoio ao senador Ciro Nogueira, principal nome da oposição no Piauí. Mas, ao que tudo indica, o documento ainda não foi encaminhado à prefeita de Santa Cruz do Piauí, Laís Barroso (PT), que teve uma agenda com o senador. Será que a gestora não recebeu o ultimato ou está cometendo um ato de desobediência?
Preocupados
A resolução é direcionada aos detentores de mandato filiados ao PT, mas para os integrantes dos partidos aliados — sobretudo os prefeitos — há uma recomendação do governador Rafael Fonteles (PT) no mesmo sentido. E essa sugestão de sua excelência está tirando o sono de alguns prefeitos da região. Bom, quem viver verá.
Recrutador
O líder político Ivanildo Alves, mais conhecido como “irmão Manin” (PL), está recrutando cabos eleitorais dispostos a trabalhar pela candidatura do deputado estadual Marcos Kalume (PT). Além do apoio ao petista, o recrutador está em conversa com um candidato a deputado federal que ainda não possui apoiadores no município, visando fechar uma dobradinha. Segundo ele, várias lideranças já estão fechadas e outras apalavradas para abraçar o projeto. A ideia de irmão Manin é apresentar, até o final do ano, o “pacotão” de cabos eleitorais aos postulantes.
Haja ansiedade
Sancionada no último dia 10 de setembro, a Lei Municipal nº 3.440/2025, que trata da reorganização administrativa do Poder Executivo Municipal, e tem gerado muita expectativa entre os possíveis novos integrantes do primeiro escalão do prefeito Dr. Pablo Santos (MDB). Comenta-se que há alguns prováveis secretários que, caso não sejam empossados em curto prazo, podem acabar sendo levados ao hospital Areolino de Abreu.
Nervosos
Além dos futuros secretários, há também os “pequeninhos” que sonham em ser agraciados com uma sala e um birô na gestão do emedebista. Dizem que alguns do grupo estão se automedicando com Maracugina, mas o calmante já não surte mais efeito. Estão substituindo por Diazepam de 20mg. Será que existe na cidade algum comércio que venda camisa de força?
Imprimindo sua marca
Tem um prefeito de município da região que começou sua gestão em meio à indecisão: faria o papel de bobo da corte ou imprimiria sua marca própria? O mandatário optou pela segunda alternativa. Dizem as más línguas das bandas de lá que foram alguns “anjinhos do mal” que cochicharam no ouvido do gestor, alertando que, se a administração for exitosa, aparecem mil e um gênios querendo o crédito.
Ego abalado
Na visão dos querubins maldosos, se a carroça virar, a barbeiragem será creditada apenas a ele, e todo o desgaste recairá sobre seu CPF. Diante dessa análise, o prefeito começou a imprimir sua própria marca, mas sua atitude está deixando certas pessoas com o ego pra lá de abalado.
Carruagem à frente do cavalo
Faltando mais de três anos para o próximo pleito municipal, em uma cidade da região já tem gente de olho gordo no cargo de vice-prefeito. Segundo uma fonte local, um integrante da base aliada do prefeito já resmunga que vai fortalecer seu grupo político e, na eleição de 2028, quer ser a “casca de bala” do gestor. Como ainda faltam três janeiros para o embate eleitoral, a coluna indaga: não estaria o rapaz colocando a carruagem à frente do cavalo? Rum... sei não, mas sei lá, hein.
Novos ares
O líder religioso Hiltamar Borges deixou de seguir politicamente o suplente de vereador Marlon Nordeste (PSD) e, automaticamente, não votará mais no deputado Thales Coelho. Ele enviou um ofício comunicando ao parlamentar sua decisão, tomada após ouvir familiares e amigos. Hiltamar agradeceu ao suplente pela forma como foi tratado no curto período em que fez parte do grupo político. O xamã anunciou ainda que fechou compromisso político com a vereadora Noêmia Marques, com quem, segundo ele, muito se identificou. Seguirá sua nova líder na caça ao voto para a primeira-dama, Dra. Anyara Aires Santos.
Calado
Candidato a prefeito de Picos na eleição de 2024, o empresário Luís Francisco, o “Cacique”, até o momento não saiu da aldeia. Não há qualquer movimentação sobre quais candidatos ele apoiará na eleição do ano que vem. Cacique, que disputou o comando do município pelo Cidadania, obteve 677 votos, o que correspondeu a 1,51% dos votos válidos.