De janeiro a outubro de 2025, o 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos (4º GBM) já atendeu 16 ocorrências de incêndio em veículos na cidade. Apesar dos incidentes, não houve registro de feridos, apenas prejuízos materiais.
A ocorrência mais recente foi registrada na noite deste domingo (05), quando um carro de passeio foi totalmente consumido pelas chamas na BR-316, no bairro Junco. O trânsito precisou ser controlado para evitar que o fogo atingisse outros veículos.
Segundo o subcomandante do 4º GBM, tenente Medeiros, as chamas estavam muito altas e o trabalho de contenção durou cerca de 20 minutos.
“Na noite de ontem, fomos acionados para atender a ocorrência de um carro de passeio que estava no acostamento da pista sendo consumido pelas chamas. Não havia nenhum proprietário no local, as chamas estavam muito altas e então fizemos a contenção do fogo, cerca de 20 minutos”, explicou o tenente.
Vale ressaltar que incêndios veiculares vêm ocorrendo com maior frequência em Picos, o que exige maior atenção por parte dos condutores. Especialistas orientam que os motoristas mantenham a manutenção preventiva em dia, verifiquem regularmente o sistema elétrico e de combustível, evitem transportar líquidos inflamáveis no interior do carro e sempre tenham um extintor em condições de uso.