Um grupo de lideranças políticas da cidade de Picos, que foram candidatos a vereador no palanque do ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas), está se articulando para criar o “MSP” — Movimento dos Sem Padrinhos. A ideia do seleto grupo é apoiar candidatos a deputado estadual e federal que não sejam ligados a nenhuma força política do município.
Pensando lá na frente
O objetivo é garantir uma votação significativa aos postulantes e, caso sejam eleitos, que retribuam o apoio no pleito de 2028, apoiando as possíveis candidaturas do agrupamento alinhado à Câmara Municipal.
Suprapartidário
O MSP não se limita apenas aos que surfaram na onda azul comandada por Gil. Um dos líderes do movimento afirmou à coluna que algumas figuras que integraram a multidão da “Pablomania” e não receberam uma “chupeta” estão sendo convidadas a se unir aos desalentados. Ainda segundo o condutor da frente, alguns já confirmaram que irão ingressar, e outros estão bem inclinados a entrar.
Foi convidado
A coluna conversou com um ex-vereador que foi convidado a fazer parte do MSP. Detentor de vasta experiência política, o ex-parlamentar achou a proposta interessante, mas deu sinais de que irá declinar do convite. Ao que tudo indica, ele decidiu encerrar sua carreira política.
Fim do encanto
Um dos vereadores que aderiu à gestão do prefeito Dr. Pablo Santos chegou fazendo rasgados elogios à administração do emedebista. Mas, ultimamente, seu comportamento nas sessões da Câmara tem dado a entender que o encanto acabou. O vereador tem resmungado pelos cantos. Será que o “edil” ainda está descendo quadrado na garganta do chefe maior do município?
Debateram
A Câmara Municipal de Picos realizou uma audiência pública para tratar da situação do transporte coletivo urbano. A iniciativa partiu do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 7ª Promotoria de Justiça, e reuniu representantes da empresa responsável pelo serviço, da Prefeitura e da sociedade civil organizada. Os participantes saíram esperançosos de que o problema seja solucionado.
Recado
O vereador Afonsinho (Progressistas), que durante os embates defendia a concessionária na Casa Legislativa, não compareceu à reunião. Mesmo assim, não escapou da indignação de alguns estudantes que utilizam o serviço. Eles fixaram uma faixa com um recado nada agradável no local onde o parlamentar costuma sentar durante as sessões ordinárias.
Baita reforma
O presidente da Câmara de Vereadores de Picos, José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (MDB), reuniu a imprensa local para apresentar como ficarão as novas instalações da Casa Legislativa. O prédio passará por ampla reforma e modernização. Além da melhoria na estrutura física, haverá investimentos em inovação tecnológica. Segundo o presidente, após a conclusão, o município terá um dos melhores palácios legislativos do estado do Piauí.
Avisou
Em um município que faz divisa com Picos, aliados e lideranças políticas estão com as duas mãos na cabeça. Lá, terão que votar de cabo a rabo com o prefeito. Quem está comendo do pirão terá que comer do cinturão. Ou, como diria Raul Gil: “Peguem seus banquinhos e saiam de mansinho”.
Tiraram a venda
Segundo uma fonte da coluna, no município de Aroeiras do Itaim, os aliados dos “de Deus”, que costumavam participar dos banquetes promovidos pelo clã, estão se distanciando dos seus líderes. Conforme a mesma fonte, vários deles já não têm mais cerimônia em elogiar a gestão do prefeito Marciano Macedo (PSD). Alguns até assumem que pareciam estar com uma venda nos olhos.
Pé na rua
Espalhou-se nos bastidores da política local que, após a decisão do ministro Luiz Fux, do STF, que manteve as dez vagas na Câmara Federal para o Piauí e as trinta cadeiras na Assembleia Legislativa (Alepi), o ex-prefeito de Bocaina, Erivelton Barros (Progressistas), irá colocar de vez sua pré-campanha a deputado estadual nas ruas.
Largas passadas
Quem já deu largas passadas rumo à conquista de uma cadeira na Alepi foi o ex-presidente da APPM, Toninho de Caridade (PSD). Com forte penetração política em quase todos os municípios piauienses, especialmente nos vales dos rios Guaribas e Itaim, seu nome está consolidado. Nas bancas de apostas, espera-se que Toninho seja a grande surpresa da eleição de 2026.
Já entrou em campo
No município, ele é apoiado pelo suplente de vereador Beron Filho (PSD), e o pré-candidato já está em campo em defesa da cidade. Na próxima semana, estarão em Brasília buscando apoio junto à senadora Jussara Lima (PSD), ao deputado Júlio César (PSD) e ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, para ajudar na criação da cooperativa dos trabalhadores de recicláveis de Picos. A iniciativa tem apoio total do secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (SADA), Fábio Abreu.
Fazendo a ponte
Segundo Beron Filho, que está articulando os trabalhadores, o objetivo da cooperativa é potencializar a atividade e auxiliar as pessoas que atuavam no setor e foram impactadas com o fim do lixão. A ideia é firmar parceria com o poder público municipal e garantir trabalho digno aos catadores.
Destino certo
Tudo leva a crer que o deputado licenciado Dr. Thales Coelho (sem partido) tentará renovar seu mandato pelo Partido dos Trabalhadores. Segundo comentários, sua ida à legenda faz parte da estratégia política do governador Rafael Fonteles (PT). Os apoiadores de Dr. Thales já adotaram até a cor vermelha nos adesivos que começam a surgir na fase de pré-campanha.