A partir de 1º de novembro, o Hemocentro Regional de Picos passará a realizar coleta de sangue também aos sábados. A iniciativa faz parte da ampliação de atendimento promovida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), que já começou em outubro na unidade de Parnaíba e será implantada também em Floriano.
A coordenadora do Hemocentro de Picos, Maria Santana, explicou que a decisão atende a uma necessidade urgente de reforçar os estoques de sangue. “Hoje a gente funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A partir de novembro, esse atendimento vai ser estendido até o sábado, com o objetivo de conseguirmos o maior número possível de doações”, afirmou.
Segundo ela, o novo horário busca facilitar o acesso de doadores que têm disponibilidade apenas nos fins de semana. “Aos sábados, muitas pessoas estão de folga. Algumas pessoas da região têm mais facilidade de vir a Picos nesse dia, então essa ampliação é estratégica”, destacou Maria Santana.
A medida foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio do Hemopi, após solicitações de secretários municipais da região. “A SESAPI decidiu atender essa demanda, e todos os hemonúcleos passarão a funcionar de segunda a sábado”, informou.
Maria Santana também fez um apelo à população para que participe da campanha de doação. “Nosso banco de sangue continua em baixa, principalmente dos fatores negativos. A cada dia, mais pessoas precisam de bolsas de sangue, seja concentrado, plasma ou plaquetas. E infelizmente, não existe mercado que venda sangue — só a solidariedade pode suprir essa necessidade”.
Ela reforçou que a ampliação do atendimento é uma tentativa de garantir que ninguém fique sem assistência. “As pessoas que precisam contam com a boa vontade de voluntários. Pensando nisso, a SESAPI decidiu ampliar mais um dia de funcionamento para que essa demanda possa ser suprida”, concluiu.
CONFIRA A ENTREVISTA COM MARIA SANTANA