O Colégio Machado de Assis promoveu nas noites da sexta-feira e do sábado (26 e 27) o projeto “Picos Terra Querida”, desenvolvido há quase duas décadas com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. A iniciativa tem como objetivo despertar, entre as crianças, o conhecimento histórico, cultural, religioso, econômico e social da cidade de Picos, fortalecendo o vínculo com a comunidade local.
Coordenado por Elenilde Leal, responsável pelo Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano), o projeto se desenvolve ao longo do ano letivo, unindo teoria e prática. Os estudantes estudam previamente pontos importantes da cidade para, em seguida, vivenciarem visitas de campo, o que amplia a percepção e o olhar crítico sobre o espaço em que vivem.
Para a coordenadora, o evento tem um papel essencial no processo educativo. “É um evento muito importante. Primeiro porque ele reúne escola e família, que é um propósito curricular, é um propósito da BNCC: o trabalho unificado da família e da escola juntas. E também porque ele traz todo um conhecimento histórico a respeito da nossa cidade, um aprofundamento onde a criança vivencia o dia a dia da nossa cultura, da nossa economia, da nossa política. Isso tem impactado as famílias que, de uma forma mais profunda, conhecem todos esses pontos da nossa cidade”, destacou Elenilde Leal.
Ela acrescenta que a experiência transforma a visão de alunos e familiares sobre os espaços visitados. “É diferente do momento em que elas vão a lugares como universidades, prefeitura, 3º BEC ou câmara municipal. Elas deixam de apenas ver aquele órgão como um espaço comum da cidade e passam a entender o seu funcionamento. Isso agrega muito ao conhecimento, ao ensino-aprendizagem da criança e traz para a família uma integração e uma extensão do conhecimento para dentro de casa”, completou.
Nesta edição, a culminância do projeto aconteceu em dois dias. No primeiro, os alunos realizaram apresentações culturais que destacaram tradições e manifestações artísticas de Picos. Já o segundo dia foi marcado por uma grande mostra com estandes preparados pelas turmas, cada um representando diferentes aspectos da cultura picoense.
Entre os destaques, estiveram espaços dedicados à feira livre, ao 3º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), à Faculdade RSá, às universidades Estadual e Federal, além de representações das expressões religiosas, como a Igreja Assembleia de Deus. Os estandes valorizaram símbolos que fazem parte da identidade da cidade, permitindo aos visitantes uma verdadeira imersão na história e nos costumes locais.
O diretor do Colégio Machado de Assis, Francisco Machado, ressaltou a relevância da iniciativa. “A gente avalia de forma muito positiva. É um evento muito importante para que as crianças possam conhecer não só a história de Picos, mas também a importância das instituições que constituem a nossa cidade. As crianças passaram dias visitando universidades, que são responsáveis pela formação das mentes pensantes; visitaram igrejas, que têm um papel fundamental; e conheceram empresas que contribuem para que nossa cidade seja tão potente, vibrante e acolhedora. Então, é um projeto muito importante e estamos muito felizes com o resultado”, pontuou.
Ele também enfatizou a participação das famílias no processo. “O projeto envolve os pais dentro da sala de aula. Isso é muito interessante porque fortalece a parceria entre escola e família. Ficamos felizes pela empolgação dos alunos e pela presença dos pais, que tornam o evento ainda mais significativo”, completou Francisco Machado.
Com o “Picos Terra Querida”, o Colégio Machado de Assis reafirma seu compromisso educativo de formar cidadãos que reconhecem e respeitam a história e a riqueza cultural de sua terra natal.