O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) recomendou a prefeitos de oito municípios da região de São Raimundo Nonato que evitem realizar festas ou contratar bandas que possam gerar elevados custos aos cofres públicos. A medida foi publicada no Diário Oficial do MPPI na segunda-feira (14) e tem como objetivo impedir gastos excessivos que comprometam prioridades administrativas.
A iniciativa foi liderada pela procuradora de Justiça Gabriela Almeida de Santana e direcionada aos gestores das cidades de São Raimundo Nonato, Dom Inocêncio, São Lourenço do Piauí, Coronel José Dias, São Braz do Piauí, Bonfim do Piauí, Dirceu Arcoverde e Várzea Branca. Os prefeitos notificados foram Rogério Castro (MDB), Fernande Filho (PSD), Thiago Santana (PSD), Victor Carvalho (PSD), Deborah Cardoso (MDB), Paulo Henrique (MDB), Dr. Ramon (MDB) e Nonatinho (PT).
Conforme o MPPI, os gestores têm 24 horas para responder, exclusivamente por escrito e por e-mail (pjsrn@mppi.mp.br), se irão acatar as recomendações. As respostas devem ser enviadas ao endereço eletrônico oficial da Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, conforme especificado no documento.
A procuradora Gabriela Almeida destacou que o descumprimento da orientação poderá levar à adoção de medidas judiciais cabíveis contra os gestores.