A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta terça-feira (23), uma sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de Petrônio Portela, um dos maiores nomes da política piauiense e nacional. A solenidade foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), que destacou a relevância do ex-senador e ministro no processo de abertura política que conduziu o Brasil à democracia.
Durante a cerimônia, estiveram presentes familiares de Petrônio Portela, como Cassandra Portella, sobrinha, e Antônio Cláudio Portella, sobrinho-neto, além do ex-prefeito de Teresina e ex-deputado estadual e federal, Jesus Elias Tajra, e do jornalista e 2º secretário da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares. Deputados estaduais também marcaram presença na homenagem.
Em seu discurso, Severo Eulálio ressaltou o legado de Petrônio Portela como estadista que soube aliar coragem, sabedoria e espírito público.
“Que seu exemplo continue a inspirar novas gerações de homens e mulheres públicos. Que sua memória nos relembre sempre que a política, em sua essência mais elevada, deve servir ao bem comum com sabedoria e coragem”, afirmou o parlamentar.
Reconhecido como um dos principais articuladores da transição do regime militar para a democracia, Petrônio Portela deixou uma marca permanente na história do Brasil. Segundo o presidente da Alepi, o centenário de seu nascimento é mais do que uma celebração, é uma oportunidade de reafirmar valores democráticos que seguem norteando o Parlamento piauiense.