O governo do Estado autorizou mediante decreto a realização de concurso público na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-PI) para preencher 4 mil vagas, sendo 2 mil para contratação imediata e 2 mil para formação de cadastro reserva. O documento assinado pelo governador Rafael Fonteles foi publicado nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial.
O concurso da SEDUC vai contratar professores para cumprir carga horária de 20 horas semanais nos quadros das escolas de ensino público estadual. Com a autorização do certame, compete à Secretaria de Educação estabelecer as normas e os procedimentos para a seleção dos candidatos.
As normas vão constar em edital de abertura do concurso, que vai estabelecer as atribuições da comissão organizadora do certame, os requisitos para assumir o cargo, o prazo de validade, o número de vagas oferecidas e a carga horária, bem como os requisitos para cada uma das fases da seleção, modalidades das provas, conteúdos, formas de avaliação e valores atribuídos aos títulos.
A remuneração dos cargos também ficará a cargo da SEDUC, constante no edital, que ainda será divulgado.
O decreto autorizando o concurso da SEDUC entrou em vigor no momento de sua publicação e tem validade de oito meses, prazo no qual a Secretaria de Educação deverá divulgar o edital de abertura.
Além da autorização do concurso da SEDUC-PI, o Governo do Estado anunciou o lançamento do edital de concurso para a Polícia Civil para os cargos de delegado, investigador, perito criminal e médico legista e odontolegista. São 416 vagas ofertadas. Confira os editais na íntegra.