A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) lançou o edital 2025 do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC). O destaque desta edição é a reserva de metade das vagas para mulheres, como forma de ampliar a participação feminina na pesquisa acadêmica e científica.
Das 300 bolsas ofertadas, 80% serão destinadas a áreas estratégicas de ciência, tecnologia e inovação. Cada bolsista receberá R$ 700 por mês, durante até 12 meses.
Segundo a Fapepi, a medida busca incentivar a inclusão de alunas em projetos de pesquisa, estimular novas vocações científicas e promover maior equilíbrio de gênero no meio acadêmico.
Para concorrer a uma das bolsas, é preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituições piauienses e não possuir vínculo empregatício ou outra bolsa de fomento.
Além disso, o estudante deve dedicar-se às atividades de pesquisa propostas pelo orientador e apresentar bom desempenho acadêmico, já que a seleção leva em conta tanto o histórico escolar quanto a qualidade do projeto submetido.
Distribuição por território das bolsas
O edital ainda prevê que, se não houver propostas suficientes de determinado gênero ou região, as cotas poderão ser redistribuídas. Assim, garante-se tanto o aproveitamento das vagas quanto o equilíbrio de gênero nas concessões.
As inscrições já estão abertas no sistema SIGFAPEPI no qual o candidato deve cadastrar os dados do seu projeto. Para mais detalhes o edital completo pode ser consultado no site oficial da Fundação (fapepi.pi.gov.br).