A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta segunda-feira (8), uma carga de combustível transportada de forma irregular no km 207 da BR-316, em Valença do Piauí. A ocorrência foi registrada quando os policiais abordaram um veículo utilitário durante fiscalização de rotina.
Na inspeção, os agentes encontraram uma bombona com óleo diesel no compartimento de carga. O recipiente apresentava sinais de vazamento, estava em más condições de conservação e exposto ao sol, o que representa risco de incêndio e contaminação ambiental.
Durante a verificação, também foram identificadas diversas irregularidades no transporte do produto perigoso, como falta de equipamentos de proteção individual (EPI), ausência de sinalização obrigatória no veículo, inexistência da documentação exigida e ausência de equipamentos de emergência. Além disso, o condutor não possuía curso específico para esse tipo de transporte.
Diante da situação, a ocorrência foi enquadrada no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais, que trata da produção, armazenamento e transporte de substâncias perigosas em desacordo com a legislação. O combustível foi retido, e o motorista encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Valença do Piauí para os procedimentos cabíveis.