A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (9), mandados de busca e apreensão em quatro estados no âmbito da Operação Hackback, que apura invasões nos sistemas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A investigação ocorre após dois episódios de ataque cibernético que comprometeram o site institucional em duas ocasiões em 2024.
Segundo a corporação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, com ações nas cidades de São João do Piauí (PI), Formosa (GO), Santo André (SP) e Parauapebas (PA). O inquérito foi instaurado a partir de denúncias formais encaminhadas pela Reitoria da UFPI, que relatou dois incidentes de invasão ao sistema da instituição, ocorridos em maio e junho do ano de 2024.
Em 8 de maio de 2024, o site oficial da UFPI foi retirado do ar após ter a página inicial alterada. O conteúdo incluía uma tela preta com a foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mensagens ofensivas, além de críticas relacionadas à ocupação da reitoria feita por estudantes em protesto por melhorias de infraestrutura, como acesso à internet cabeada, climatização de salas, bebedouros e equipamentos para uso coletivo.
Durante algumas horas, quem acessava a página encontrava uma tela preta com a foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e frases hostis. O ataque ficou registrado sob o título “UFPI HACKED” e foi assinado pelo suposto autor “tr4shindex”. A publicação também continha frases de ódio e palavras de baixo calão. Em nota emitida no mesmo dia, a administração superior da universidade informou que havia acionado órgãos federais para adoção de medidas cabíveis e comunicou que a página oficial permaneceria temporariamente fora do ar.