Na manhã desta quarta-feira (03), a Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT), deflagrou a Operação 19 Alvos em Picos. Durante a ação, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos bairros Morada do Sol e Quilombo.
Na operação foram apreendidos aparelhos celulares, armas, documentos e mais de R$ 20 mil em espécie. Além disso, uma pessoas foi conduzida por porte ilegal de arma de fogo.
O comandante da Polícia Militar de Picos, Coronel Felipe Oliveira, explicou a importância da ação. “Nós destacamos hoje mais uma operação, com 19 alvos, cujo objetivo principal foi o combate às drogas. [...] Essa situação de combate às drogas incide diretamente na consequência de se coibir os crimes de homicídio, haja vista, que grande parte, cerca de 85%, desses crimes [em 2024] estavam diretamente ligados à disputa por espaço no mundo das drogas”.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI). O comandante destacou que as ações integrandas entre as forças de segurança tem surtido efeito. “Hoje atuamos com tropas do 4º BPM, da Guarnições Convencional, Força Tática, BEPI, CANIL, Inteligência, juntamente com as tropas da Polícia Civil”.
A delegada titular da Divisão de Tráfico de Drogas da DFHT, Robiane Nunes, informou que o material apreendido será analisado e servirá como base para dar continuidade às investigações. “O material apreendido será analisado. Os aparelhos celulares servirão de base para dar continuidade às investigações. Nesta fase, conseguimos apreender uma quantia significativa em dinheiro, além de celulares e documentos. As diligências de hoje não finalizam a investigação, ela irá continuar e acredito que, em breve, possamos, inclusive, deflagrar uma nova fase".
Esta foi a segunda fase da operação Punaré, iniciada em 2019. Segundo a delegada, a primeira fase visou retirar os intorpecentes da rua e a segunda objetiva o patrimônio fruto dessa atividade ilícita.
Confira a entrevista com a delegada:
Robiane Nunes