
Um grupo de 20 governadores e vice-governadores reiterou o seu apoio à realização da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, no Pará, entre os dias 10 a 21 de novembro deste ano.
Os representantes estaduais - entre eles o governador do Piauí, Rafael Fonteles - assinaram uma declaração ressaltando o simbolismo de a convenção do clima ser realizada na Amazônia. A carta manifesta confiança nos preparativos logísticos para a cidade sediar a reunião, que debate meio ambiente e as mudanças climáticas.
Os altos preços das acomodações em Belém têm gerado manifestações, principalmente de países menos desenvolvidos, sobre a impossibilidade de participação e um possível comprometimento da representatividade dos países partes na conferência. Representantes chegaram a questionar a possibilidade de transferência da sede do evento.
A declaração dos governadores diz que a COP30 expressa o compromisso dos estados brasileiros com as diretrizes climáticas mundiais “e com a necessária liderança do Brasil no enfrentamento dos desafios ambientais globais".
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou a carta de apoio irrestrito à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), representado, no ato, pelo secretário Estado do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, no dia 13 de agosto de 2025.
Governadores e vices que assinaram a carta:




