
Os catadores de lixo do município de Picos estiveram na prefeitura municipal, na manhã desta quarta-feira (6), para buscarem uma solução que possa resolve o impasse que está impossibilitando a categoria de atuar.
Os profissionais foram recebidos pelo chefe de gabinete, Filomeno Portela, que em entrevista a nossa equipe falou sobre os encaminhamentos tirados na reunião. “Eles queriam resolver a situação deles porque com o aterro sanitário cria-se uma cooperativa e eles, como cantadores, querem saber a posição do gestor municipal. [...] Pediram uma audiência com o prefeito, que foi marcada com o gabinete”.
Segundo ele, a audiência contará com a participação dos mesmos catadores que estiveram na reunião desta quarta-feira. Eles atuarão como representantes da categoria. “Eles disseram que [o número de catadores] chega a 50 ou mais. Mas aqui só estiveram dezesseis e são esses dezesseis que vão estar presentes para reivindicar e mostrar toda a situação”.
A reunião acontecerá na quinta-feira (7), na prefeitura municipal. O chefe de gabinete falou sobre os encaminhamentos positivos que podem sair da audiência junto ao prefeito Dr. Pablo Santos. “Eu sei que o prefeito é maleável a essa questão. São muitos catadores e a gente vê a necessidade e precisão”.
Além da necessidade de exercer a atividade, os catadores também questionam sobre reciclagem correta dos resíduos. “Hoje, a reciclagem é importantíssima e não se recicla com máquinas. É com homens. E eles [os catadores] são os adequados, os funcionários, os que veem e que sabem fazer a coisa. São eles que vão fazer essa reciclagem. Creio que o prefeito deva dizer isso amanhã”.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA




