
Na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, camponeses e camponesas organizados no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realizaram uma caminhada em Picos como parte da Jornada Nacional da Luta pela Moradia Camponesa e Justiça Climática.
O movimento saiu das imediações da passarela com destino à agência da Caixa Econômica Federal, localizada no centro da cidade, onde uma comissão foi recebida pela gerência do banco.


Em entrevista à nossa reportagem, a coordenadora do MPA, Sonia Costa, explicou que o foco principal da mobilização foi a reabertura do sistema do Minha Casa, Minha Vida Rural, programa habitacional do governo federal que, segundo ela, está fechado há dois anos.
“O objetivo desse movimento é reabrir o sistema para nós colocarmos nossas propostas. Nós estamos com 200 famílias, com nome, CPF, comunidade, município e o sistema fechou há dois anos e nunca reabriu.”, disse.

O programa visa atender famílias de baixa renda que vivem em áreas rurais do país. De acordo com a coordenadora, a caminhada contou com a presença de representantes de doze municípios piauienses localizados nos Vales do Itaim, Guaribas e Canindé.
A representante do município de Santa Cruz do Piauí, Vitalina Maria, falou sobre o déficit habitacional na zona rural do município. “Santa Cruz vive o mesmo dilema dos demais municípios: famílias cadastradas há dois anos e não tem resposta das instituições. [...] Espero que chegue aos ouvidos de todas as instituições responsáveis por moradia para que deem o retorno o mais rápido possível para a nossa população.”
O representante de São João da Varjota, Gabriel Coelho, falou sobre a situação no município. “Em São João da Varjota, estamos reivindicando moradia e principalmente reformas e ampliações das casas do programa”.
A coordenadora do MPA no Piauí, Francisca Silva, destacou que a ação também foi realizada em outros estados brasileiros. “Não só aqui no estado do Piauí, mas em vários estados o movimento está fazendo essa mobilização em torno dessa pauta. O Brasil tem um déficit de mais de 2 milhões de pessoas sem ter uma casa para morar e os camponeses estão incluídos nesse cenário. [...] A gente tem uma demanda aqui no estado do Piauí e essa demanda ainda não foi cumprida.”.
Fotos da mobilização:











