
Nesta segunda-feira (4), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio (MDB), concedeu entrevista à imprensa para apresentar as principais pautas que devem movimentar os trabalhos legislativos ao longo do segundo semestre de 2025.
Entre os destaques, o parlamentar anunciou a continuidade do programa Alepi Itinerante, a análise de vetos do Governo do Estado a projetos de autoria parlamentar e a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao exercício de 2026.
Alepi Itinerante chega ao Território Serra da Capivara
A primeira ação da nova agenda será a próxima edição do Alepi Itinerante, que ocorrerá no município de São Raimundo Nonato, no dia 15 de agosto.
“Vamos estar em São Raimundo Nonato no dia 15 de agosto fazendo a nossa sessão solene com os deputados presentes, levando os cursos da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, realmente, levando a Assembleia para perto da população — tecla em que temos batido desde o começo da gestão”, afirmou Severo Eulálio.
A iniciativa busca descentralizar as ações do Legislativo estadual, aproximando os parlamentares da população e ampliando o acesso a serviços e formações da Alepi.
Análise de vetos e votação da LOA
Outro ponto importante abordado pelo presidente foi a análise de vetos governamentais a projetos aprovados pela Casa.
“São vários vetos. Eles têm que ser analisados caso a caso. Vamos reunir a Mesa Diretora para que possamos organizar a tramitação dos vetos. Analisar se criamos uma comissão específica ou se isso não será necessário. Aí cabe a cada parlamentar defender seu projeto, mostrando por que o veto deve ser derrubado”, explicou.
Além disso, a Alepi deve apreciar matérias de todos os Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário —, bem como de órgãos autônomos, como o Ministério Público e a Defensoria Pública.
Um dos principais projetos previstos é a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que vai definir a distribuição dos recursos públicos do Estado do Piauí para o próximo exercício fiscal.




