
Com o tema “Cada saber um Caminho: acessibilidade curricular nas trilhas da educação inclusiva”, a Secretaria de Educação de Aroeiras do Itaim promoveu nesta sexta-feira, 01 de agosto, a II Formação Pedagógica de 2025.
O evento, foi realizado na Câmara Municipal e teve como foco capacitar os professores do Ensino Infantil, Fundamental e EJA para promover a acessibilidade curricular garantindo que alunos com diferentes necessidades educacionais tenham condições de aprender de forma inclusiva, participativa e equitativa.
A abertura iniciou com a formação do dispositivo de honra seguido da execução do hino oficial do município que contou com a participação da secretária de Administração e Finanças; Dra. Marli Macedo, representando o prefeito Marciano Macedo, a secretária de Educação; Fátima Sousa, coordenadores e professores do corpo docente do município.
Logo após, a secretária de Educação, Fátima Sousa, deu as boas-vindas aos profissionais, desejando um momento produtivo de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das práticas educacionais no município.

A secretária ainda destacou a importância do encontro em abordar sobre acessibilidade e educação inclusiva para os professores.
“Estamos trazendo agora o tema da acessibilidade e da educação inclusiva. Pois, acreditamos que a inclusão não é apenas uma responsabilidade do professor em relação ao aluno, mas sim um compromisso de toda a sociedade. Essa inclusão envolve tanto os professores com os alunos, quanto os alunos com os professores dentro das escolas. Portanto, essa convivência e troca de experiências durante o evento é fundamental para que a inclusão aconteça de forma efetiva em nossa rede de ensino, fortalecendo a educação inclusiva no município e em toda a região” comentou.
Na oportunidade, Marli Macêdo destacou o compromisso da gestão com o desenvolvimento da educação.

"A educação do município, hoje, dia 1º de agosto, está realizando na Câmara Municipal o segundo encontro pedagógico com um tema bastante relevante, relacionado à inclusão. E certamente a gestão está comprometida em levar uma educação de qualidade à rede municipal de ensino, aos nossos alunos, pensando sempre em políticas que venham contemplar para que a educação de Aroeiras seja uma educação vista em âmbito estadual e até mesmo nacional”, disse.
Logo após, foi realizada a apresentação dos novos professores da rede municipal, aprovados no teste seletivo. A apresentação foi conduzida pelas coordenadoras Maria Glaudênia (Infantil), Josefa Rosa (Fundamental menor), Elessiane Hipólito e Raimunda Moura (Fundamental maior), Fabrícia Macêdo e Francimária Moura (EJA).



Na sequência, foi dado início oficialmente à Formação Pedagógica, com uma dinâmica de grupos, com o intuito de fortalecer vínculos e promover uma reflexão entre os docentes.
Em seguida, a formação contou com a palestra da coordenadora pedagógica, Fabrícia Macêdo, onde tratou sobre o tema “Cada Saber um Caminho: acessibilidade curricular nas trilhas da Educação Inclusiva”. O objetivo foi refletir sobre a importância da acessibilidade escolar, apresentando estratégias para um currículo mais inclusivo e oportunidades iguais de aprendizado. A palestrante também abriu espaço para perguntas e troca de experiências.

Esta é a segunda Formação Pedagógica realizada com nossos professores. Falar sobre educação inclusiva é falar de inclusão e de equidade. Procuramos abordar, principalmente, questões relacionadas à acessibilidade curricular pedagógica”, pontuou.
Durante a reta final do encontro, os professores participaram de uma oficina ministrada pelo professor Ronaldo Oliveira, técnico de Programas e Projetos do município. A atividade teve como foco a formação de quatro grupos de professores a partir de estudos de casos.
Foram eles: adaptação de práticas pedagógicas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Baixa Visão. A proposta permitiu aos docentes refletirem sobre métodos inclusivos e planejarem ações que favoreçam a aprendizagem de todos os alunos.
“Esse momento formativo com os professores aqui da Rede Municipal de Aroeiras Itaim foi muito importante, porque aborda uma temática que é de profunda relevância no processo pedagógico, que é a acessibilidade curricular. Sabemos que a gente tem uma demanda hoje de alunos, de estudantes atípicos, e que a educação, a nível de lei, precisa dar essa resposta obedecendo à legislação”, destacou.
Encerrando o encontro, houve a socialização das ideias desenvolvidas durante a formação, momento em que os professores puderam compartilhar experiências e soluções construídas coletivamente.






