
No próximo dia 29 de julho, a rádio Difusora de Picos comemora 46 anos no ar. Desde sua fundação, em 1979, a emissora tem sido referência, não só em comunicação, mas também como uma verdadeira escola de rádio para toda a região.
Durante toda a semana, nossa reportagem irá ouvir ex-funcionários e parceiros da emissora ao longo desses anos. As entrevistas serão veiculadas no Grande Jornal, noticioso transmitido através da rádio Grande FM e da própria Difusora, a partir das 11h30 da manhã, de segunda a sábado.
Com uma programação comemorativa repleta de memórias, homenagens e grandes histórias, o objetivo é reviver momentos marcantes ao lado de quem construiu essa trajetória.
Nesta segunda-feira (21), o repórter Assis Santos conversou com o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Picos e atual coordenador da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAG) na cidade, Paulo Carvalho. Ele atuou na rádio Difusora por mais de quatorze anos, apresentando um programa do sindicato.
De acordo com Paulo, a rádio teve grande importância para a categoria ao contribuir na divulgação de informações do sindicato. Dessa forma, a emissora atuou como um instrumento no processo de capacitação dos trabalhadores.
“Foi muito importante. Eu tive o prazer de criar, e colocar no ar, o programa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais aqui de Picos, onde eu apresentei por 14 anos e 6 meses. [...] O Sindicato foi o primeiro, da nossa região e do Piauí, que teve a ideia de levar até ao ar, através da Rádio Difusora, nossas informações. [...] Até hoje, a gente tem amigos e pessoas que, através dessa audiência que a gente tinha, estão muito bem informadas.”, destacou.
Ainda segundo ele, os informes através da rádio foram importantes porque conseguiram chegar a lugares mais afastados, onde as pessoas não possuiam outro meio de comunicação.
Paulo Carvalho também explicou de que maneira os ouvintes foram beneficiados com seu programa. “Quando os ouvintes documentavam e seguiam aquilo que o sindicato orientava, eles não tinham nenhum problema quando precisavam acessar algum tipo de política pública porque estavam bem informados. E quem fez isso, foi o Sistema de Comunicação de Picos, a Rádio Difusora.”
Por fim, ele expressou a gratidão em fazer parte da história da rádio Difusora. “Eu sou grato por ter participado, [por ter] feito parte da Rádio Difusora de Picos por 14 anos e 6 meses, levando até os nossos ouvintes da cidade e do campo, a informação que eles necessitavam saber.”
CONFIRA A ENTREVISTA




