Durante uma visita ao interior do Rio Grande do Norte, o ex-presidente Jair Bolsonaro precisou de atendimento médico de urgência após sentir fortes dores abdominais. O episódio ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), na cidade de Santa Cruz, onde Bolsonaro participava de um evento promovido pelo Partido Liberal com o objetivo de fortalecer sua base política na região Nordeste.
A assessoria de imprensa do PL confirmou a informação e afirmou que ele segue em atendimento na unidade. Ele estava acompanhado do senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, e de outros aliados políticos. A causa do desconforto, de acordo com pessoas próximas, está relacionada a complicações intestinais recorrentes do atentado a faca que sofreu em setembro de 2018, durante a campanha presidencial.
A agenda de Bolsonaro no estado fazia parte de um esforço político do Partido Liberal para ampliar sua base de apoio regional no nordeste. O projeto Rota 22 previa atividades em pelo menos três cidades do interior Rio Grande do Norte, incluindo seminários e visitas a lideranças locais. Com o imprevisto de saúde, o tour pelo estado foi cancelado.
Esta não é a primeira vez que Jair Bolsonaro dá entrada em hospital por conta de complicações relacionadas à facada que sofreu em Juiz de Fora (MG), em setembro de 2018. Desde então, o ex-presidente passou por várias internações e cirurgias. Em maio de 2023, por exemplo, Bolsonaro foi internado em Manaus, durante outra agenda do PL. Na ocasião, ele precisou ser transferido para São Paulo, onde permaneceu hospitalizado por 13 dias.